Páginas

segunda-feira, 11 de julho de 2011

DEIXEM-ME SER



No ritmo das manifestações que ganham as ruas, mobilizam o país e aquecem as discussões em torno de várias questões... Todos erguem suas bandeiras e dão vozes as suas escolhas, pensamentos, suas posições filosóficas ou simplesmente saem às ruas. Mas uma maioria continua calada dentro de casa, tolerando heroicamente (uns nem tão heroicamente assim) as rotulações que lhe apertam a garganta, sempre na Cia dos freqüentes comentários maldosos (cada dia mais depreciadores), daqueles que não aceitam que pessoas que fogem ao modelo ditatório da beleza, imposto pela mais excludente das religiões, a moda, sejam capazes de serem felizes da forma que são. Somos nós, Gordos! Nada de fofo, cheinhos, fortinhos, muito menos rechonchudos, eu disse G-O-R-D-O-S! Desses que se escrevem com G, GG ou XGG.
Coloco em questão as aflições, percepções e experiências de uma gorda por opção. Sim! Uma pessoa pode ser gorda por opção, isso não é o maior absurdo do mundo e nem falta de vergonha na cara. Foi alisando as centenas de desculpas possíveis que eu conseguiria dar, que cheguei à conclusão que sou quem sou porque no fundo sempre quis ser (profundo isso, não? rsrs). Na verdade, o que me incomoda não é a forma e o peso que tenho, é o direito de me aceitar como sou que na real eu não tenho. Ninguém sofre mais com situações vexatórias e com a intromissão constrangedora das pessoas do que o gordo, ainda mais se ele for daqueles que sempre precisam de uma segunda opinião.
Enfim, foi quando eu apertei o FODA-SE para o que as pessoas achavam sobre mim e sobre os ossos que no meu corpo deveriam aparecer, que comecei a perceber que eu era capaz de ser feliz sem deixar de ser quem sempre fui e ter a forma que sempre tive. Assumir todos os meus Gs era o primeiro passo para me amar e me valorizar e assim conseguir enxergar e transluzir a beleza física e psíquica original e particular. Era me aceitar e nunca mais ter colocar a culpa em uma falsa tireóide, nem nos ossos largos, em nenhum pseudo problema de retenção de liquido, muito menos no casamento e assim viver bem. Ser gordo não é pecado e nem a mais terrível afronta ao mundo. Podemos SIM querer ser GORDOS, basta essa escolha ser calçada na valorização e cuidados com a saúde... Ao contrário do que ditam por ai, essa é uma escolha perfeitamente saudável.
O fato das pessoas estarem constantemente preocupadas com o meu peso é algo que me tira do sério, pois extrapola o cuidado e me dá a sensação de estar em permanente consulta com meu nutricionista. Engraçado, tenho a impressão que as pessoas pensam que todo gordo não sabe que é gordo, pois sempre escuto a seguinte pergunta: “Escuta, vc não pensa em fazer uma dieta?”... Faço uma cara de surpresa para não expressar a feição mais sínica que sou capaz de fazer e me pergunto: “Será que ele(a) acredita realmente que não sei o formato que tenho?”. Mas engraçado, eu não vejo ninguém abordar um narigudo e perguntar: “Vc não pensa em arrancar metade da sua nareba escrota?”
Definitivamente se intrometer na vida do gordo virou hobby para qualquer ser em tédio com sua própria vida. Todo mundo acha que tem a sua solução, que vai salvar a sua vida... "Conhece a dieta da lua? da ração humana? das 13.657 ervas? da sopa? do tipo sangüíneo? da proteína? do vento?" Aiiiiiiiih, como tudo isso me irrita! Todos acreditam fielmente que tem alguma coisa pra te dizer diferente de tudo que o Globo Repórter e o Fantástico já te disseram. Vou ser bem sincera... Gordo foge desses programas que falam em alimentação balanceada e peso ideal como o diabo da cruz, mas os programas devem permanecer no ar graças a audiência daqueles que convivem com um gordo.
O Fato é que o problema do gordo não está na sua gordura e sim em quem convive com ela. Pois o gordo mesmo não é um cara complexado, mas adquire os complexos de tanto conviver com os seres que vivem em pé de guerra com o espelho e vêem em manequim 38 a razão de viver, e nque ão podem aceitar de forma alguma que uma pessoa que eleva ao quadrado o IMC limite pode ser feliz. Então esses serem pensam assim: "Já que eu, magra, não consigo ser feliz ... Vou reproduzir os meus complexos e neuroses em alguém que “justifique tê-los’.
Afrouxei o cinto e agora vou perguntarrrrr!!!!!! O que é este senso comum de merda? Já dizia alguém por ai (acho que Nelson Rodrigues): “Toda unanimidade é Burra!”. No que resulta o Crtl C e Crtl V das opiniões? Tanto é capaz de fazer o Neymar achar que é gatinho, a Ingrid Guimarães se sentir gostosa, quanto dizer para as últimas 5 gerações e as que virão que uma pessoa que foge ao IMC 18,5 - 24,935, 60cm de cintura e 105 de bundinha é definitivamente uma pessoa FEIA! Realmente precisamos reunir nossas opiniões para fortalecermos pensamentos e convicções que tragam avanço e beneficio planetárias e não contribuirmos para o surgimento de mais pessoas complexas, depressivas, dependentes de remédios e tratamentos intensos para se auto-afirmarem. Homens e mulheres belas, que graças às benditas vendas da ignorância e da burra rotulação não conseguem enxergar a verdadeira beleza que trazem dentro de si e que ganha forma em cada traço bem desenhado por Deus de seus corpos.
Nós, GORDOS, não queremos receber cotas nos desfiles, nem nas campanhas fotográficas, elas são migalhas! Queremos mudar essa concepção ERRADA de Beleza, que desrespeita a diversidade e por que não dizer "a Individualidade" da pessoa... que define o “BELO” como bem entender. A beleza não pode/deve ser “padrão”! Ter apenas um formato, cor ou peso, mas deve ganhar com os diversos olhares, percepções, sentimentos a multiplicidade que merece. Não queremos lojas segregadas de roupas de tamanho “especiais’, pois somos a maioria esmagadora. Não somos a exceção, somos a regra que precisa ser percebida, valorizada, mas acima de tudo... respeitada! Não queremos ser tratados como doentes, nem como alienes deste mundo ‘fajutamente saudável’, que vende veneno como Diet e light enquanto magros, anorexos, atletas e gordos morrem da mesma forma.
Queremos ter espaço, condições emocionais e um tratamento digno e respeitoso para que tenhamos mais tranquilidade para percebemos que ser feliz é só uma questão de olhar mais pra dentro e descobri o que desejamos para nos vidas e de que forma nos sentimos bem, mas se vocês querem realmente fazer um gordo camarada feliz... Olhe para ele como gostaria de ser olhado, trate-o com gostaria de ser tratado... Com respeito, igualdade, generosidade e acima de tudo muito amor. .. Permita que ele mostre que pode tratar mais a vaidade e prepotência das pessoas do que precisa de tratamento.
Eu, Carla Costa, falo com conhecimento de causa e não pude deixar de levantar a minha bandeira.




P.S: Não posso deixar de fazer outro protesto...
ABAIXO AO IMC(ÍNDICE DE MASSA CORPORAL)! Não sei qual foi o anorexo que inventou isso, mas seguindo essas contas de dividir seu peso em quilogramas pela altura ao quadrado (em metros)... De acordo com a tabela de resultados até a Sandy tem obesidade grau III
.

 

Um comentário:

  1. Arrasou Carlinha!!! Todo mumdo deve ser respeitado!! Essa valorização da magrez chegou a um ponto que esses dias uma pessoa me disse que eu estava solteiro pq estava acima do meu peso. Como assim??? Sou uma pessoa magra!! Tipo fiquei assim de boca aberta, como cada vez mais a magresa exagerada virou padrão de beleza!!

    Tb detesto essa porra de IMC, um vez eu fiz deu que eu estava quase obeso numa época que eu era hiper magro!!

    ResponderExcluir